A música no ensino fundamental de uma escola municipal e possíveis contribuições da educação musical da pedagogia Waldorf

por Flávia Costa Prazeres

Este trabalho consiste em uma pesquis a de campo e uma reflexão sobre a prática de Educação Musical em uma Escola Municipal de Educação Básica, a EMEB Profa Dalila Galli, na cidade de São Carlos – SP, na qual atuo como educadora musical. Teve como objetivo verificar qual o real papel da música no
currículo desta escola e identificar algumas possíveis contribuições da Educação Musical vivenciada nas Escolas Waldorf para este contexto específico. Para tanto, além d o relato da minha experiência, foi realizado um questionário com as professoras das séries iniciais do ensino fundamental, que muito contribuiu para as reflexões deste trabalho. Por fim, foram apontadas algumas propostas inspiradas pela Educação Musical da Pedagogia Waldorf, que poderiam direcionar mais efetivamente a prática de Educação Musical da referida escola municipal, relacionadas a: planejamento, interdisciplinaridade, currículo, a criança e os temperamentos humanos e o caráter terapêutico da aula de música.

Texto completo (PDF)

In: JORNADA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL, 6., 2016. São Carlos. Anais….
São Carlos: UFSCar, 2016. p.115-123.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.