Em breve!

slide_tt

Apresentação
As experiências musicais do último século, tanto no terreno da música erudita, como na produção voltada à mídia de mercado, em especial suas manifestações mais radicais, fez implodir o próprio conceito de música deixando, para quem faz, ouve ou reflete sobre a música, questões de difícil compreensão e tratamento. Vive-se, de certo modo, um sentimento de perplexidade diante da falta de critérios de julgamento artístico e a dificuldade em se encontrar um significado consistente para a atividade musical e seu papel na sociedade.

Acreditamos que a superação desta situação está condicionada ao surgimento de uma nova consciência sobre a natureza da própria música. Neste sentido, nos propomos a investigar de modo fenomenológico os elementos e a prática musicais, sobretudo na relação indissociável que estes têm com o ser humano. Entendemos que um estudo nesta direção, poderá fornecer as bases para uma prática musical revigorada e resinificada.

A quem se destina
A profissionais e estudantes da área musical que queiram aprofundar sua vivência e compreensão dos elementos básicos da música a fim de ressignificar sua atuação com a mesma. Espera-se que os participantes já possuam um grau razoável de compressão dos termos técnico musicais e tenham a habilidade de ler e escrever música. Se você tem interesse pelos aspectos teóricos da música, quer vivenciar mais intensamente as sutilezas dos processos musicais, tem um certo gosto pela matemática e pela filosofia, está disposto a usar seu potencial criativo como caminho de aprendizado, este estudo é para você.

Cursos que compõe o programa

  • Escalas e sistemas de afinação (a ser lançado em breve na plataforma IOAonline)
  • Estruturas temporais da música
  • Melodia, Harmonia e Ritmo
  • Fenomenologia dos instrumentos musicais

Formato
Os cursos do projeto Tons & Tempos acontecem em duas trilhas:

Estudo Online
Estudo Online + Encontros Presenciais

Estudo Online
No Estudo Online será exposta e trabalhada toda a parte filosófica, conceitual e teórica do assunto. Ele se constitui por vídeo palestas, leitura de textos, exercícios, tarefas criativas e discussões via fórum.

Encontros presenciais
Estes encontros terão caráter essencialmente prático. Neles serão vivenciados em grupo os exercícios propostos no curso, os participantes poderão compartilhar ao vivo suas criações com os colegas, serão feitas rodas de discussão e esclarecimento de dúvidas sobre os tópicos do curso seguindo a estrutura do curso online.

Os encontros presenciais são importantes, pois ajudarão a consolidar e a aprofundar os estudos, mas não são obrigatórios. A trilha online oferecerá um estudo completo sobre os temas propostos, dando condições ao participante de aplicar todo o conhecimento adquirido em seu trabalho e prática musical.

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.