Musicolabore – Curso de Facilitadores Musicais

Ficha de interesse

Apresentação

Temos hoje no mercado uma grande procura por formas de desenvolvimento pessoal e profissional que vão além das metodologias puramente conceituais ou intelectuais. A Educação Experiencial, ganha cada vez mais espaço nos processos de treinamento empresarial e desenvolvimento de grupos de trabalho, uma vez que se constata que são as vivências que têm o maior poder de transmitir e construir conhecimentos que mobilizam e transformam pessoas.

Abre-se assim um novo e desafiador campo de trabalho para o profissional da música que pode atuar como facilitador de processos de grupo e ser um agente no processo de transformação individual e social.

O que é um “Facilitador Musical”?

O Facilitador Musical é um profissional que atua em empresas, ONGs, entidades governamentais, famílias e outros grupos, utilizando experiências práticas com a música para apoiar o desenvolvimento individual e coletivo. O trabalho do Facilitador Musical propicia o aprendizado de conceitos e o desenvolvimento de competências, atendendo às demandas específicas de cada grupo.

Como resultado de sua atuação espera-se que seus clientes ampliem seu autoconhecimento, aprimorem sua audição intra e interpessoal, desenvolvam uma visão processual e sistêmica das dinâmicas sociais, adquiram ferramentas para lidar mais conscientemente com os processos de grupo, libertem sua musicalidade e criatividade e conquistem maior equilíbrio e confiança interior.

Objetivos

O objetivo deste curso é capacitar profissionais para utilizar a música como ferramenta de desenvolvimento humano e transformação social em diversos contextos. Desenvolver habilidades musicais e sociais, por meio de experiências práticas. Adquirir a capacidade de expressar e tratar musicalmente às dinâmicas de grupo.

Ao final do curso, o participante será capaz de:

  • Identificar as necessidades dos participantes ou da organização que serão trabalhadas pela atividade musical.
  • Elaborar projeto e proposta comercial para o cliente.
  • Planejar, escolher ou criar uma atividade musical.
  • Executar uma atividade musical com grupos: dar instruções, acompanhar a realização da atividade e conduzir uma avaliação.

A quem se destina

Músicos, professores de música, musicoterapeutas, profissionais de RH, consultores e terapeutas sociais, que pretendam ampliar sua atuação através de práticas musicais voltadas ao desenvolvimento humano e social.

Habilidades musicais mínimas esperadas:

  • Cantar com boa entonação vocal.
  • Praticar algum instrumento.

Formato e conteúdo

Este curso está estruturado em 4 módulos de 2 dias e meio cada um, em regime de imersão. Apresentará metodologias musicais voltadas ao trabalho com grupos, bem como dará aos participante um panorama das questões sociais envolvidas no trabalho em diversos contextos.

A metodologia do curso terá ênfase no aspecto experiencial, dando oportunidade aos participantes de vivenciarem na prática as atividades que futuramente utilizarão em seu trabalho. Serão propostas práticas e leituras a serem realizadas entre os módulos a fim de consolidar e ampliar o que foi apresentado nos encontros.

Módulos

1 – A música no trabalho em grupos

  • Música e trabalho: uma relação antiga.
  • Musicalidade como atributo humano.
  • Princípios de educação experiencial.
  • Afinando o instrumento: canto e movimento corporal.
  • Jogos rítmicos.
  • Cantos e cânones no trabalho com grupos.
  • Criação musical: dando voz à identidade.
  • Orientação para desenvolvimento vocal e rítmico do facilitador

2 – Os elementos musicais no desenvolvimento humano e organizacional

  • Os elementos musicais e sua relação com o ser humano.
  • O ritmo, a melodia e a harmonia e seu papel no trabalho com grupos.
  • A voz e o canto no trabalho com leigos.
  • Diálogos musicais.
  • Criação musical de um personagem
  • Práticas musicais circulares e coletivas.

3 – A empresa como música

  • As demandas de treinamento do mundo organizacional.
  • A empresa como organismo.
  • Práticas com foco no desenvolvimento do ouvir.
  • A criação de atividade musical para grupos de trabalho.
  • Práticas musicais com instrumentos coletivos.

Entre módulos – Prática de facilitação musical*

4 – A ação musical transformadora

  • Planejamento e elaboração de propostas para atividades de facilitação musical
  • Condução e avaliação de atividades.
  • Regência e liderança.
  • Relato e reflexão sobre as experiências de facilitação musical no entre módulos
  • Apresentação artística dos aprendizados e síntese do curso.

*No período entre módulos o participante deverá planejar e realizar um trabalho de facilitação musical com um grupo por ele escolhido.

Carga horária total estimada: 140 horas (90h presenciais + 50h leituras e atividades.)

Docentes cordenadores:

José Vicente Vieira
Marcelo S. Petraglia
Mônica Leoni Maffei

Informações gerais

Data: A definir
Local: A definir
Investimento: A definir

Para outras informações e demais esclarecimento solicitamos entrar em contato pelo email ouvir@ouvirativo.com.br , ou pelos telefones 12 – 98893 1091 (WhatsApp) / 14 – 981117117 (WhatsApp)

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