Figuras vibratórias

por Marcelo S. Petraglia

Em 1787, Ernst Florens Friedrich Chladni, um dos pioneiros da física acústica, publicou sua “Entdeckungen über die Teorie des Klanges” (Descobertas sobre a teoria dos sons), ilustrado com 166 “figuras sonoras”. Este trabalho foi o resultado de sua pesquisa sobre o comportamento das ondas em superfícies vibratórias. Tomando uma placa de metal ou vidro, espalhando uma fina camada de areia sobre ela e passando um arco de violino em sua borda fazendo-a vibrar, Chladni observou que a areia formava surpreendentes padrões geométricos. Do estudo destas “figuras sonoras”, como ele as batizou, foram deduzidas uma série de leis da acústica e desenvolvidos inúmeros conceitos aplicáveis à construção de instrumentos musicais e mesmo projetos de salas de concerto.


Ernst Florens Friedrich Chladni

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ehhQsQraAho

 

Passados quase dois séculos, o médico e pesquisador suíço Dr. Hans Jenny, (1904-1972), buscando compreender a atuação das vibrações nos diversos meios e seu poder estruturador de formas e processos, levou adiante os experimentos de Chladni. Agora usando um aparelho eletro-mecânico, que lhe permitia controlar com precisão a intensidade e a freqüência de uma membrana vibratória, submeteu à influência de vibrações, além de substâncias granulares (areia, farinhas, licopódio), substâncias viscosas (óleos e glicerina) e líquidos. Nestes experimentos toda uma nova gama de fenômenos se manifesta. Além dos padrões geométricos, surgem movimentos de circulação, erupções, pulsações, interferências e um sem número de formas cristalinas e orgânicas dependendo das condições e substâncias envolvidas.

Dr.Hans Jenny

A natureza destes fenômenos nos leva a indagar sobre as forças vibratórias que agem na estruturação dos processos e formas da natureza. Somos levados, por analogias, a visualizar o mundo como um grande entretecer de vibrações e harmonias, consonantes e dissonantes, estruturando e dissolvendo a substância em ciclos de caos e ordem regidos por uma vontade e matemática invisíveis.

Água em vibração

Após conseguirmos reproduzir grande parte das experiências do Dr. Jenny em nosso laboratório, estamos apresentando publicamente os experimentos, fundindo a abordagem científica com o fazer artístico e pensar filosófico. Utilizando a interação de diversos meios (computação, processos eletro-mecânicos, ótica, vídeo projeção, música), nossa intenção é levar ao público uma nova maneira de ver a realidade; como dissemos acima: como um grande campo vibracional no qual estamos imersos e com o qual interagimos.

Tonoscópio OuvirAtivo

 

Veja também:
Ernst F. F. Chladni

Após recebermos vários pedidos de como construir placas onde se pudesse fazer o experimento das figuras de Chladni, elaboramos esta simples apostila com informações sobre o experimento e indicações básicas de como montá-lo. Divirta-se !
Apostila – Figuras de Chladni

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.