A biografia através da música

por Meca Vargas*
em colaboração com Clarice Priscila Pucetti, biógrafa e psicóloga, especializada em técnicas corporais.

Objetivo
O trabalho biográfico é uma oportunidade de reconhecer o caminho de vida percorrido e seus encontros, compondo a própria história, criando novas possibilidades para o futuro. É um processo que estimula o indivíduo a encontrar as respostas para as suas expectativas, sendo ele o personagem principal de sua história, que pode descobrir ou reencontrar o seu papel na vida. A visão da Biografia Humana é norteada pela Antroposofia, que aborda as três instâncias do ser humano: o aspecto biológico, o aspecto emocional ou anímico e o aspecto espiritual em suas diversas fases de desenvolvimento, que se pontuam de 7 em 7 anos.

A música, como arte e ciência da vibração e do movimento do som, tem acesso direto à vida interior humana, podendo despertar as memórias mais profundas e inconscientes sem necessitar de explicações, e expressar-se com linguagem própria, estabelecendo uma comunicação acessível à todos. Através da criação musical, movimentamos forças de transformação buscando a identidade do “si mesmo” e encontrando ao mesmo tempo “o outro”, gerando uma integração social.

Conteúdo
• Os primeiros três setênios: 0-7; 7-14; 14-21; infância e juventude; a formação da corporalidade humana.
• Os três setênios seguintes: 21-28; 28-35; 35-42; a preparação para a idade adulta; a formação da alma.•
• Os três últimos setênios: 42-49; 49-56; 56-63; a fase do amadurecimento; a formação do espírito.
• As questões do momento atual e as metas para o futuro.

Metodologia
Através de um processo de retiro, de 4 dias e meio, o processo é desenvolvido através de um programa de atividades que engloba:
1. CANTO: Através de músicas e exercícios vocais, vivenciamos os diferentes estados anímico-espirituais arquetípicos (temas) de cada setênio.
2. EXPOSIÇÃO:Caracterização das imagens das fases da vida.
3. REFLEXÃO: Individualmente os participantes fazem o resgate e registro dos principais fatos e momentos da sua biografia permeada de sonoridade
4. OFICINA MUSICAL: Trabalho conjunto com voz, movimento e instrumentos musicais diversos, criando um ambiente sonoro dos setênios através dos elementos da música e da improvisação livre.
5. GRUPOS: Em grupos menores de 4 a 5 participantes, é feito o relato verbal da biografia de cada um, numa dinâmica de grupo.
6. HISTÓRIA MUSICAL: Cada participante se reúne com seu grupo para compor cenas para uma história biográfica, com os elementos sonoros surgidos na oficina musical. Apresentação final em plenária.

Resultados
O projeto aconteceu pela 1ª.vez em novembro de 2006 com 20 pessoas de várias origens e profissões, que puderam construir o panorama das suas vidas, analisar as questões do momento presente e traçar metas de futuro.
Através da vivência com a música, os participantes mergulharam em cada fase das suas biografias de modo real e profundo, facilitando o aflorar das memórias com suas emoções vivas. A criação musical trouxe movimento à realidade das situações, com inúmeras possibilidades de transformação. Além disso, os grupos foram permeados de maior compreensão do processo de cada um e ajuda mútua. Houve um despertar humano e social, criando um clima de alegria, leveza e harmonia.

Conclusão
Com o objetivo de atingir um autoconhecimento, uma transformação e mobilização interior aliada a uma integração social, esse projeto é idealizado para grupos diversos de pessoas com idade mínima de 28 anos, abarcando o período biográfico de 0 a 63 anos.

É considerado um trabalho terapêutico, portanto não pressupõe, nem exclui o conhecimento musical de cada um. Partindo do princípio, de que todos têm acesso ao mundo dos sons e da música, independente da sua formação, o processo se fundamenta na capacidade criativa genuína que existe em cada pessoa. De maneira cuidadosa, as biógrafas e musicoterapeutas orientam e apóiam o processo de cada um, a partir de uma leitura musicoterapeutica, e não estética, dentro da visão das leis biográficas.

* Meca Vargas é musicoterapeuta pela Faculdade Paulista de Arte – FPA, SP, cantoterapeuta pela Escola Desvendar da Voz – Alemanha e biógrafa pelo Núcleo de Formação Biográfica, SP.


Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.