Este curso tem por objetivo dar aos interessados o conhecimento sobre a estruturação de escalas e sistemas de afinação comuns e incomuns à nossa cultura. Iniciando com os sistemas de afinação históricos do ocidente e conhecendo as bases de alguns sistemas não ocidentais, é possível formar uma imagem integrada das diversas escalas que usamos para fazer música. Reflexões de ordem estética e filosóficas sobre as escalas e sistemas de afinação apresentados podem fornecer subsídios para sua untilização nos campos da educação, terapia e trbalho artístico com a música.

Curso oferecido exclusivamente pela plataforma IOAonline.

O Antropomúsica tem como objetivo, ampliar o conhecimento sobre a música e sua relação com o ser humano e capacitar pessoas para um atuar mais consciente e profundo nos diversos campos da educação musical. Espera-se que os participantes alcancem uma compreensão sobre a relação da música com o ser humano em seu desenvolvimento, bem como adquiram uma prática metodológica que permita aplicar este conhecimento em seu trabalho.

Curso presencial com suporte da plataforma IOAonline.

O objetivo deste curso é oferecer uma visão sobre os fundamentos e a prática do processo terapêutico com a Mesa lira e os Tubos sonoros. Propiciar aos participantes a possibilidade de vivenciar os efeitos dos instrumentos (tanto como paciente quanto como terapeuta) e receber indicações (e as contra-indicações) para seu uso. Dialogar sobre as possibilidades inovadoras das terapias acústicas e vibracionais numa abordagem sistêmica.

Curso presencial com suporte da plataforma IOAonline.

O objetivo deste curso é capacitar profissionais para utilizar a música como ferramenta de desenvolvimento humano e transformação social em diversos contextos. Desenvolver habilidades músico-sociais, por meio de experiências práticas. Ampliar a compreensão da dinâmica das relações humanas, em especial no ambiente de trabalho.

Curso presencial com suporte da plataforma IOAonline.

A criança pequena, como todo ser humano, traz a música em si. Todavia é preciso ajudá-la a desenvolver sua musicalidade.  De início, isso se faz envolvendo-a em um rico e caloroso ambiente sonoro e musical, de modo que ela posso vivenciar e assimilar por imitação a musicalidade humana. Começa-se com elementos simples, entoação de parlenda, cantigas de roda, explorações auditivas e muito movimento! O que segue é uma ampliação destas experiências desenvolvendo cada vez mais a autonomia do fazer musical da criança. Este curso irá apresentar como este caminho pode ser trilhado de forma saudável e produtiva. Pais e educadores musicais e profissionais da educação em geral ganharão uma compreensão consistente sobre a primeira fase do desenvolvimento musical da criança e aprenderão práticas e que poderão ser aplicadas no dia a dia do processo de musicalização infantil.

Curso semipresencial que tem como base a plataforma IOAonline.

O estudo das Figuras Vibratórias tem origem no final do século XVlll quando o físico Ernst Chladni (1756-1827) realizava experimentos no campo da acústica. Entre os anos de 1960 e 1972, ou seja, quase dois séculos depois dos primeiros experimentos de Chladni, o medico suíço Hans Jenny (1904-1972) deu novo impulso a este estudo, desenvolvendo um aparelho que permite a visualização do efeito de vibrações sobre diversos meios. Assim pode-se investigar, especialmente, substâncias viscosas e líquidas, observando que estas revelavam uma série de fenômenos surpreendentes e inspiradores. Este curso, além de apresentar a beleza e fascínio deste fenômeno, oferece uma base concreta para a compreensão da atuação das vibrações acústicas no ser humano e na natureza.